Avançar para o conteúdo principal

Um livro

No outro dia fiz uma busca a uma pérola do meu passado...


Afinal já faltam poucas coisas para fazer: já plantei uma (e outra e outra) árvore, e já escrevi (em tempos) um livro... Há muito muito tempo, era eu uma criança e escrevi "um livro". Pela caligrafia suspeito que teria, no máximo, os meus 9 anos de idade. Ora bem, eis que o livro resgatado dos confins do tempo, guardado, quase que embalsamado, dentro da caixinha das memórias tristes, das cartas amarelas e do bilhete da expo98, regressa à luz do dia! Muito devagar, fui passando as velhas folhas do bloco de notas, e ainda me detive nas primeiras com algumas observações infantis do género "quem diz é quem é" (afinal sempre fui uma criança (a)normal como todas as outras). Fui passando muito calmamente página a página, ainda que estivesse ansiosa para reler essa grande obra literária, que eu tinha, e ainda tenho (cof cof), a certeza que vai ser editada um dia, com direito a capa e ilustrações estilo anita... et voila dei com ela finalmente:


" A viagem Fantástica de Dulcineia"

E é este pequeno presente que deixo aqui hoje :)
----------------------------------------------------------


Numa terra muito distante, vivia uma menina que se chamava Dulcineia, mas todos as tratavam por “Dulci”.
Um dia sua mãe mandou-lhe fazer um recado:
- Vai ao mercado e traz: 1Kg de feijões, 2Kg de batatas, 5 ovos, 7 cenouras e um pão. E não te esqueças de ir buscar água à fonte!
Dulcineia foi ao mercado e em seguida foi à fonte. Quando se virou para o caminho de casa, viu uma grande árvore com uma porta. Dulcineia abriu a porta e entrou, mas a porta fechou-se e Dulci não conseguiu abri-la. Estavam umas escadas em frente à porta. Dulci desceu as escadas e subiu outras. No fim das escadas estava uma porta meio aberta meio fechada. Ela abriu a porta e foi dar a uma grande floresta. Dulci andou, andou, até ser de noite! Foi então que encontrou uma casa. Bateu à porta que se abriu de repente.
- Está aí alguém? – Perguntou ela.
- Estou aqui sim. Sobe as escadas vira à direita e entra na segunda porta à esquerda.
Dulci abriu a porta e viu um grande laboratório onde estava um senhor já idoso sentado à mesa.
- Vamos minha menina, senta-te. Como é que te chamas?
- Dulcineia, mas todos me tratam por Dulci.
- Eu chamo-me Cobaia.
- Sr. Cobaia, acha que eu posso voltar para casa?
- Eu penso que não! Mas podes dormir cá, se quiseres.
- Muito obrigada.
No dia seguinte Dulci levantou-se tomou o pequeno-almoço e disse ao Cobaia:
- Eu vou me embora à procura da minha casa.
- Ah! Então leva esta bolsa que eu preparei para ti.
- Muito obrigada mais uma vez Sr. Cobaia.
- Adeus e tem cuidado.
Dulcineia andou, andou, andou, até que viu um gelado falante. No princípio Dulci não sabia que era falante; então pegou nele e começou a comê-lo. Mas o gelado deu logo um grito:
- Ai! Não me comas.
- Quem és tu? – Perguntou ela.
- Sou um gelado falante. E tu quem és?
- O meu nome é Dulcineia, mas todos me tratam por Dulci.
- Muito prazer em conhecer-te.
O gelado começou a andar e Dulci perguntou:
- Onde vais?
- Vou mostrar-te a minha aldeia.
Ela seguiu o gelado até que chegou a uma aldeia de gelo.
- Anda, não tenhas medos, vou mostrar-te os meus pais.
- Tu tens pais?
- Claro que tenho.
Quando ela chegou a casa do gelado falante ele disse-lhe:
- Espera aqui, vou chamar os meus pais.
- Está bem. - Respondeu ela.
Quando os pais do gelado chegaram, disseram:
- Olá, quem és tu?
- Muito prazer em conhecer-vos, eu sou a Dulcineia.
- Desculpa não te poder convidar para entrar, mas tu és tão grande!
- Ah! Não faz mal. Eu vou passear. – Disse ela.
- Também posso ir?
- Claro!
E lá foram andando até que encontraram um balão a mexer-se. Dulci pegou no balão e ele disse-lhe:
- Por favor, enche-me senão vou ficar doente!
Dulci, assustada, encheu-o muito depressa. O balão agradeceu-lhe e foi-se embora.
Dulci e o gelado continuaram pela floresta fora até que chegaram a um caminho largo com flores nas bermas.
- Este caminho vai dar à cidade das fantasias. – Disse o gelado.
- Posso ir lá? – Perguntou ela.
- Tu podes, mas eu não.
- Porquê?
- Porque ainda posso ser comido por alguém! Adeus.
- Adeus.
Dulci seguiu o caminho que ia dar à cidade das fantasias. Quando lá chegou viu uma fada cor-de-rosa e perguntou-lhe:
- Onde está o vosso chefe?
- Nós não temos chefe. Mas o rei Estêvão vai gostar muito de te conhecer. Segue-me!
Dulci seguiu a fada até que chegou a um labirinto. Na entrada do labirinto estavam dois soldados de madeira que disseram:
- O que queres?
- Eu quero ver o rei.
- Há três maneiras de fazê-lo mas a mais fácil é seguires em frente.
Dulci fez como os soldados recomendaram até que chegou à porta do palácio. Subiu as escadas, no cimo das quais estavam outros soldados que a acompanharam até á sala do trono. Aí estavam sentados: um senhor de barbas atadas e uma senhora com o vestido enrolado. Dulci fez uma vénia e disse:
- Chamo-me Dulcineia e estou perdida…
- Se estás perdida nós temos a solução! – Disseram eles sem deixarem Dulci acabar a frase.
- Mas…
- Nada de mas.
A rainha desenrolou o vestido e o rei a barba. Dulci ficou espantada quando as barbas do rei e o vestido da rainha se desenrolaram todos e bateram na porta. O rei começou a ler a barba e a rainha a ver imagens no seu vestido.
- Aqui não! Aqui, não, não, não… Ah! Cá está a gruta dos espelhos mágicos.
- Que bom, assim já posso voltar para casa.
- Fica muito longe da nossa cidade… Mas poderás passar a noite cá. Acho que o Capuchinho vermelho não se vai importar que tu durmas na casa dele.
- E onde fica?
-Quando saíres do labirinto segue em frente até chegares a uma casa. Nessa casa é que mora o Capuchinho Vermelho.
Quando Dulci chegou a casa do Capuchinho Vermelho bateu à porta e uma senhora veio abrir.
- Boa tarde! Aqui é que é a casa do Capuchinho Vermelho?
- É sim.
- O meu nome é Dulcineia mas todos me tratam por Dulci.
- Entra! O que te traz por cá?
- O rei Estêvão disse que podia passar a noite na casa do Capuchinho, porque ele não se ia importar.
- Nós não nos importamos. Vou chamar o Capuchinho. Queres vir?
- Claro!
Dulci seguiu a senhora até que chegou a um campo cheio de flores e lá estava o Capuchinho Vermelho.
- Capuchinho, anda cá, tenho aqui uma menina que precisas de conhecer. – Disse a senhora. E lá veio o Capuchinho a correr.
- Bem vou preparar o jantar. Vocês ficam aqui ou vêm?
- Ficamos. – Disseram as duas.
- Olá, eu chamo-me Dulcineia mas todos me tratam por Dulci. O rei disse que podia passar a noite cá.
- Ah sim?! E amanhã para onde vais?
- Vou para a gruta dos espelhos mágicos!
- E vais sozinha?!
- Vou. Eu não quero que ninguém se meta em sarilho por minha causa.
- Meninas, venham comer! – Disse a mãe do Capuchinho.
- Não fales disto a ninguém, nem á tua mãe!
- Está bem.
No dia seguinte Dulci levantou-se cedo mas quando passou na cozinha estava lá uma sacola e um papel que dizia:
«Querida amiga Dulci: preparei esta sacola com coisas para comeres durante a tua viagem à gruta dos espelhos, espero que consigas o que queres. Capuchinho»
Dulci foi andando até que encontrou um rapaz.
- Olá, o meu nome é Dulcineia mas todos me tratam por Dulci.
- Olá o meu nome é Leonardo e vou para a gruta dos espelhos.
- Eu também. O que é que vais lá fazer?
- Vou para minha casa.
- Eu também.
E lá foram andando e conversando e comendo até que chegaram. Na gruta estava muito escuro mas Leonardo acendeu um fósforo. Olharam em seu redor e viram uma porta. Quando abriram a porta Leonardo apagou o fósforo e os dois dirigiram-se aos espelhos. De repente ouviram uma voz que lhes disse:
- O que querem vocês dois?
- Queremos voltar para casa!
- Abram aquela arca. Se tiver luz saltem lá para dentro, se tiver escuridão, voltem cá daqui a três anos.
Dulci e Leonardo abriram a arca e ficaram encandeados com tanta luz. Então saltaram lá para dentro e adormeceram. Quando acordaram estavam nas suas casas.
- Onde estiveste Dulci?
- Depois eu explico.
Na outra casa:
- Onde foste Leonardo?
- Já te digo mãe, depois de ver o pai.


FIM

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Caótico Apoptótico

CAOS Como cabe tanta bagunça nesta cabeça? Não sei, tenho as gavetas todas abertas e está um vento descomunal, irregular, multidirecional. E voam papeis como folhas no outono. Algumas gavetas estão viradas, outras vazias já, mas nem assim no seu lugar... Como cabe tanta bagunça nesta cabeça? Será que saltei muito alto e vim a rebolar de lá para baixo e foi isso? Se calhar foi isso que desordenou o que, também nunca, esteve organizado. Que raio... Como cabe tanta bagunça nesta cabeça? Quilos de post-it's de todos os tamanhos e cores possíveis e imaginárias, com listas de compras e moradas e números e contas e contas e contas. Rolos infindáveis de irrealizáveis projetos escorrem por cima dos molhos de gavetas... Como cabe tanta bagunça nesta cabeça? Fotografias e filmes, curtas e longas ... Rostos e mais rostos e sorrisos e risos. Paisagens nítidas envoltas em nuvens de cheiros mesclados pelo vento, que não pára, lamentavelmente já indissociáveis e por isso irreconhec

Mais um degrau?

Ninguém disse que era fácil. Ninguém disse que era simples. Mas com o passar do tempo, com a prática, deveria tornar-se mais fácil, mais que não fosse por ser mais comum. Mas não é, não é mais fácil, pelo contrário, é cada vez mais difícil… À medida que a nossa percepção das coisas vai aumentando, ou antes, vai se distanciando, englobando novos ângulos e perspectivas, vai sendo cada vez mais difícil, tomar decisões, agir. É como uma queda. Vamos avançando em idade e vamos deixando de cair com a mesma frequência, e já não temos permanentemente as pernas com manchas negras ou os braços esfolados. Vamos caindo menos, porque vamos aprendendo a evitar… Mas há sempre um descuido, mais cedo ou mais tarde voltamos a cair, e quando acontecer o embate será mais forte e as consequências serão bem mais sérias e o nosso tempo e capacidade de reacção será mais reduzido, pois a próxima queda é sempre imprevista. Vejo hoje, mais do que via ontem, e por isso julgo possuir mais conhecimento do que possu

Perfetta

Sim, Queria ser perfeita, como uma parede branca acabada de pintar... ou já com alguns anos, mas ainda assim, imaculada, perfeita. Queria ser como todas as (pessoas) que tu vês. Queria ser o que elas (te mostram que) são, perfeitas. Queria ser só sorrisos, ter um sorriso lindo todos os dias para ti, um sorriso perfeito. Queria dizer-te (sempre) sim, que bom, é isso mesmo, óptimo, perfeito. Queria não precisar de dizer a verdade, dizer (só) o que queres ouvir, o que eu sei (e tu também sabes) perfeitamente que queres ouvir; és perfeito. Queria acreditar (sempre) em mim e em ti, confiar-te (se não mos tivessem roubado já) os meus tesouros mais preciosos, (agora já não) perfeitos. Queria só que me ouvisses (de vez em quando) perfeitamente, e percebesses porque não sou perfeita: Vivi algum tempo (a brincar) nos contos de fadas; construí (muitas vezes) os meus castelos na areia e acabei por (precisar de) construir muros, às vezes altos de mais... Tudo para proteger os meus castelos (de sonh