Avançar para o conteúdo principal

Sozinha e sem mim

Foi um sonho. Outra vez um sonho…

Abro os olhos uma e outra vez, tentando acordar as partes de mim ainda adormecidas. À minha volta o quarto imerso em silêncio… Olho para a janela. Emana uma luz crua e fria. Levanto-me e aproximo-me da janela; lá fora desenrola-se um Inverno cruel. Consigo sentir o barulho que o vento faz ao passar pelas frinchas da janela.

Já lá fora olho o céu. Parece que está fechado, oculto na opaca camada branca, mistura de smog com nevoeiro…não sei. Toda esta sufocante opacidade parece que pesa em cima dos meus ombros e me obriga a forçar a entrada de ar para os pulmões. Ainda assim, contrastantes com a monotonia que cobre o céu, à minha frente voam agitadas partículas. Folhas, poeiras, papeis passam de um lado para o outro, rodopiando, pairando, quase reproduzindo a atitude cosmopolita matinal das pessoas. E seguem, daqui para diante, embatendo em barreiras estáticas, num murmúrio quase constante e ensurdecedor. Quase parece que gritam, exasperantes e apavoradas com mais um dia de Inverno que começa, turbulento e monótono como tantos outros.
Aperto o casaco e lanço-me para dentro deste turbilhão de movimento intenso e constante. Desço a rua em passo apressado como sempre. Como sempre atrasada, num mundo que mora a cinco minutos de atraso do mundo dito real. Chego ao metro, que hoje ao contrário de sempre, espera por mim. Já dentro do comboio encaro com um rosto familiar. Entramos então na mesma conversa de sempre, como se tivesse passado apenas um instante desde a última. Gargalhadas desafogadas parecem incomodar o luto confortável dos demais passageiros.
De repente desaparece a luz e o som, como que sugadas para um ponto infinitamente pequeno do espaço, e fico só eu no vazio. Ainda pergunto inocente por alguém. O vazio envolve-me, sufoca-me, prende-me os movimentos, a voz. Agora falo mas não me oiço, sai nada da minha boca. Abate-se sobre mim um temeroso sentimento de não existência. Agora não sinto os braços, nem as pernas, nem o corpo. Não sinto nada. Estou sozinha e sem mim.

Acordo.
Foi um sonho, outra vez o mesmo sonho.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Caótico Apoptótico

CAOS Como cabe tanta bagunça nesta cabeça? Não sei, tenho as gavetas todas abertas e está um vento descomunal, irregular, multidirecional. E voam papeis como folhas no outono. Algumas gavetas estão viradas, outras vazias já, mas nem assim no seu lugar... Como cabe tanta bagunça nesta cabeça? Será que saltei muito alto e vim a rebolar de lá para baixo e foi isso? Se calhar foi isso que desordenou o que, também nunca, esteve organizado. Que raio... Como cabe tanta bagunça nesta cabeça? Quilos de post-it's de todos os tamanhos e cores possíveis e imaginárias, com listas de compras e moradas e números e contas e contas e contas. Rolos infindáveis de irrealizáveis projetos escorrem por cima dos molhos de gavetas... Como cabe tanta bagunça nesta cabeça? Fotografias e filmes, curtas e longas ... Rostos e mais rostos e sorrisos e risos. Paisagens nítidas envoltas em nuvens de cheiros mesclados pelo vento, que não pára, lamentavelmente já indissociáveis e por isso irreconhec

Mais um degrau?

Ninguém disse que era fácil. Ninguém disse que era simples. Mas com o passar do tempo, com a prática, deveria tornar-se mais fácil, mais que não fosse por ser mais comum. Mas não é, não é mais fácil, pelo contrário, é cada vez mais difícil… À medida que a nossa percepção das coisas vai aumentando, ou antes, vai se distanciando, englobando novos ângulos e perspectivas, vai sendo cada vez mais difícil, tomar decisões, agir. É como uma queda. Vamos avançando em idade e vamos deixando de cair com a mesma frequência, e já não temos permanentemente as pernas com manchas negras ou os braços esfolados. Vamos caindo menos, porque vamos aprendendo a evitar… Mas há sempre um descuido, mais cedo ou mais tarde voltamos a cair, e quando acontecer o embate será mais forte e as consequências serão bem mais sérias e o nosso tempo e capacidade de reacção será mais reduzido, pois a próxima queda é sempre imprevista. Vejo hoje, mais do que via ontem, e por isso julgo possuir mais conhecimento do que possu

ECO

Quando chegas a casa e ligas a televisão... Ah, deixa-me cá ver o que está a dar, pode ser que esteja alguma coisa interessante, pensas... Mas não é isso que "pensas". Na verdade ligas a televisão pois não suportas o eco do silêncio nas paredes despidas e cruas da tua casa, não aguentas o teu reflexo em cada porta esquálida e nua, não queres saber de ti. Chegas a casa e ligas a música, alto, tão alto que parece que sabes cantar tão bem quanto os restantes instrumentos, batendo em ondas ritmadas contra as paredes o chão, o tecto, as janelas. Não queres saber dos vizinhos, não os ouves tão pouco também. Não te ouves a cantar (melhor, menos ainda ouves as outras vozes). O que dói é quando dói a cabeça, quando não suportas mais som nenhum, quando tu falas muito mais alto que tudo em redor e não queres ouvir-te e falas ainda mais alto... aí dói, e dói a cabeça. Porquê? É "muito" som ao mesmo tempo. É muito. E dói muito pensar em ter de pensar no que tu falas para ti.